A maioria dos estados exige um seguro auto pessoal básico, que oferece alguma proteção financeira em caso de acidente. Mas será suficiente? Quais são as opções? Saiba como funciona o seguro de carro e quais tipos de cobertura estão disponíveis.
Compreendendo o seguro auto – o básico
O seguro auto é um contrato entre você e a seguradora que o protege contra perdas financeiras em caso de acidente ou roubo. Em troca do pagamento de um prêmio, a seguradora concorda em cobrir suas perdas, conforme detalhado em sua apólice.
O seguro auto oferece cobertura para:
Propriedade – como danos ou roubo do seu carro
Responsabilidade – sua responsabilidade legal para com terceiros por lesões corporais ou danos à propriedade
Médica – o custo do tratamento de lesões, reabilitação e, às vezes, salários perdidos e despesas funerárias
A maioria dos estados dos EUA exige um seguro auto pessoal básico, e as leis variam. As coberturas de seguro auto são precificadas individualmente (à la carte) para permitir que você personalize os valores de cobertura conforme suas necessidades exatas e orçamento.
As apólices geralmente têm prazos de seis meses ou um ano e são renováveis. A seguradora envia um aviso quando é hora de renovar a apólice e pagar o prêmio.
Quem está coberto pelo meu seguro auto – e em quais circunstâncias?
Sua apólice de seguro auto o cobrirá, assim como outros membros da família em sua apólice, seja dirigindo seu carro ou o carro de outra pessoa (com permissão). Sua apólice também fornece cobertura se alguém que não está em sua apólice estiver dirigindo seu carro com seu consentimento.
Sua apólice de seguro auto pessoal cobre apenas a condução pessoal, seja a caminho do trabalho, fazendo recados ou em uma viagem. Não fornecerá cobertura se você usar seu carro para fins comerciais, por exemplo, entregando pizzas.
O seguro auto pessoal também não fornecerá cobertura se você usar seu carro para fornecer transporte a outras pessoas por meio de um serviço de carona, como Uber ou Lyft. No entanto, algumas seguradoras de automóveis agora oferecem produtos de seguro complementares (com custo adicional) que estendem a cobertura para proprietários de veículos que prestam serviços de carona.
A cobertura do seguro auto é obrigatória?
Os requisitos de seguro auto variam de estado para estado. Se você estiver financiando um carro, seu credor também pode ter seus próprios requisitos. Quase todos os estados exigem que os proprietários de carros tenham:
Responsabilidade por lesões corporais – que cobre os custos associados a lesões ou morte que você ou outro motorista causa enquanto dirige seu carro.
Responsabilidade por danos à propriedade – que reembolsa outros por danos que você ou outro motorista que opera seu carro causa a outro veículo ou propriedade, como uma cerca, prédio ou poste de utilidade.
Além disso, muitos estados exigem que você tenha:
Pagamentos médicos ou proteção contra lesões pessoais (PIP), que reembolsa despesas médicas por lesões a você ou seus passageiros. Também cobrirá salários perdidos e outras despesas relacionadas.
A cobertura de motorista não segurado o reembolsa quando um acidente é causado por um motorista que não possui seguro auto – ou no caso de uma fuga. Você também pode adquirir cobertura de motorista com seguro insuficiente, que cobrirá custos quando outro motorista não tiver cobertura adequada para pagar os custos de um acidente grave.
Mesmo que PIP e cobertura de motorista não segurado sejam opcionais em seu estado, considere adicioná-los à sua apólice para uma maior proteção financeira.
Quais outros tipos de cobertura de seguro auto são típicos?
Embora a maioria dos seguros auto básicos e legalmente exigidos cubra os danos que seu carro causa, eles não cobrem danos ao seu próprio carro. Para cobrir seu próprio carro, você deve considerar estas coberturas opcionais:
Colisão reembolsa por danos ao seu carro que ocorrem como resultado de uma colisão com outro veículo ou objeto – por exemplo, uma árvore ou guarda-corpo – quando você está em falta. Embora a cobertura de colisão não o reembolse por falha mecânica ou desgaste normal do seu carro, ela cobrirá danos causados por buracos ou por capotar o carro.
Abrangente oferece cobertura contra roubo e danos causados por um incidente que não seja uma colisão, como incêndio, inundação, vandalismo, granizo, queda de pedras ou árvores e outros perigos – até mesmo ser atingido por um asteroide!
A cobertura de vidros oferece cobertura contra danos ao para-brisa, que é comum. Algumas apólices de seguro auto incluem cobertura de vidros sem franquia, que também inclui vidros laterais, vidros traseiros e tetos solares de vidro. Ou você pode adquirir cobertura de vidros suplementar.
O que é o seguro gap e eu preciso dele?
Colisão e abrangente cobrem apenas o valor de mercado do seu carro, não o que você pagou por ele – e carros novos se desvalorizam rapidamente. Se seu carro for considerado perda total ou for roubado, pode haver uma “lacuna” entre o que você deve ao veículo e a cobertura do seguro. Para cobrir isso, você pode querer considerar a compra do seguro gap para pagar a diferença. Observe que, para veículos alugados, a cobertura gap geralmente está incluída nos pagamentos do aluguel.
I am sure this paragraph has touched all the internet viewers, its
really really good article on building up new website.
I have been surfing online more than 4 hours today,
yet I never found any interesting article like yours.
It’s pretty worth enough for me. Personally, if all site owners and bloggers made good content as you
did, the web will be a lot more useful than ever before.